Os contribuintes proprietários de veículos automotores do Estado do Minas Gerais poderão conferir abaixo todas as informações sobre o IPVA MG 2019, como consultas, tabelas, vencimentos, valores, pagamentos e descontos.

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é devido anualmente, tem como fato gerador a propriedade de veículo automotor terrestre, aquático e aéreo. É de responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ MG a divulgação anual das informações e regras de recolhimento. A Secretaria tem apoio do DETRAN MG – Departamento Estadual de Trânsito no recolhimento do imposto.

A base de cálculo que determina o valor a ser pago no IPVA 2019 por cada veículo é composta pelo valor venal e da alíquota atribuída pelo Governo do Estado, que varia de acordo com a característica do veículo. Para veículo novo, o valor venal utilizado é o constante da nota fiscal, não podendo o valor ser inferior ao preço de mercado.  Já para veículo usado, o valor venal utilizado é determinado pela Tabela FIPE – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

As alíquotas do IPVA Minas Gerais 2019 são de 1,0% para ônibus, micro-ônibus, caminhões e cavalo mecânico, de 1,5% para aeronaves, de 2,0% para motocicletas e similares e de 2,5% para qualquer outro veículo automotor não incluído anteriormente.

Pagamento, Vencimento e Descontos IPVA

Os vencimentos do tributo ocorrem entre os meses de fevereiro e abril para todas as placas, sendo oferecidas duas opções de pagamento:

– Pagamento Parcelado, em três vezes, com vencimentos nos meses de fevereiro, março e abril, sem direito a descontos.

– Pagamento à Vista, com vencimento em fevereiro, que dá direito a um desconto de 10% sobre o valor total de IPVA.

Lembre-se: O Licenciamento do veículo é composto pelo IPVA, Taxa de Licenciamento, Seguro DPVAT e Multas de trânsito (se houver). Somente após a quitação de todos esses tributos o contribuinte receberá o documento de licenciamento anual do veículo, o CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo).

Consulta e 2 Via IPVA Minas Gerais

Para consultas débitos do veículo e emitir 2 via para pagamento basta acessar site do Detran, no ícone “Licenciamento”. O contribuinte pode emitir os Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE’s) com os valores do IPVA, da Taxa de Licenciamento e do Seguro DPVAT, além de eventuais multas de trânsito.

Os boletos poderão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, apenas com a informação do número do RENAVAM, nos guichês de atendimento. Para correntistas, o pagamento pode ser efetuado nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking.

Após o pagamento do IPVA, da Taxa de Licenciamento e do Seguro DPVAT, o contribuinte receberá em seu endereço, em até dez dias úteis, o CRLV. O CRLV devolvido pelos Correios estará disponível no Viva Cidadão da Praia Grande ou nas respectivas Ciretrans.