Como todos sabem todos os anos os trabalhadores têm direito ao abono salarial. Esse benefício varia de acordo com o mês de nascimento de cada um e agora também pode variar de acordo com o tempo de serviço. O cidadão pode ter direito ao benefício e sacá-lo na data certa. Veja mais informações abaixo.

Antigas e Novas Regras do PIS

Antigamente, o trabalhador recebia um salário mínimo se trabalhasse pelo menos um mês com carteira assinada sem interrupções no ano-base, com remuneração de até dois salários mínimos.

Agora, com as novas regras, o trabalhador terá que trabalhar por 3 meses com carteira assinada sem interrupções no ano-base, com remuneração de até dois salários mínimos. Outra mudança é os valores pagos. Para conseguir receber um salário mínimo, deverá ter trabalhado 12 meses.

Novos valores PIS 2020

De acordo com as novas regras e o que foi falado acima, agora os trabalhadores só terão o benefício de um salário mínimo se estiverem trabalhando há 12 meses ou se trabalharam esse tempo no ano base.

O valor será distribuído de acordo com o tempo trabalhado, ou seja, quem trabalhar 6 meses recebe meio salário mínimo, quem trabalhar 7 meses recebe 7/12 de um salário mínimo e assim sucessivamente.

Métodos para sacar o PIS sem o Cartão Cidadão

É necessário que o trabalhador saque o saldo do seu PIS todos os anos, na data prevista para o seu mês de aniversário. O que poucos sabem é que existem algumas maneiras diferentes para fazer isso.

Você pode fazer isso usando o Cartão Cidadão, indo a uma agência Caixa, á caixas eletrônicas ou á agências lotéricas.

Para receber o PIS 2020 sem o Cartão Cidadão você pode receber o seu benefício caso tenha uma conta na Caixa, assim o dinheiro será depositado diretamente nela.

Caso você não possa usufruir de nenhuma opção acima, deve ir a uma agência da Caixa portando o seu RG e o número do PIS para poder receber o seu benefício como todos os outros trabalhadores.

Como consultar o saldo do PIS

Para quem não quer sair de casa, dá para consultar o PIS pela internet. É muito fácil e você só precisa realizar alguns procedimentos.

Primeiro você tem que ter em mãos o seu Cartão Cidadão, a senha do Cartão Cidadão, o número do PIS e o seu RG. Depois é só acessar o site da Caixa (https://sisgr.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01). Ao abrir a página, preencha os campos com os dados pedidos e clique em “Ok”. Nessa página você poderá ter acesso ao saldo do seu PIS, todas suas informações pessoais e também terá a data que você receberá o seu benefício.

Você também pode consultar o saldo do PIS por telefone, através do 0800 726 0207, é um centro de atendimento da Caixa onde eles tiram todas as suas dúvidas e onde você pode saber quanto irá receber e quando. Além disso, nesse número eles também te dão informações sobre outros benefícios do governo como Bolsa Família, FGTS, entre outros.

Consultar o seu saldo regularmente é fundamental para não ocorrer problemas e para ficar por dentro de todas as mudanças sobre o PIS.