O financiamento estudantil do Fies ajuda muitos brasileiros que estudam em faculdades particulares a conseguir pagar seus estudos em um curso de graduação superior no Brasil. Por meio do financiamento estudantil, os estudantes podem parcelas as mensalidades e pagar até depois que concluírem seus estudos e tiverem ingressado no mercado de trabalho.

Para concorrer a uma bolsa do Fies você precisa comprovar ser de uma família de baixa renda e ter estudado em colégios públicos no final do seu período escolar, caso tenha terminado o ensino médio em escola particular, é preciso comprovar ter tido bolsa de estudo.

Mas se você não se encaixa nesse perfil e não teve a sorte de ter uma bolsa de estudo do Fies, pode partir para o plano B e optar por uma bolsa de estudo do programa Educa Mais Brasil. A iniciativa tem apoio do governo, mas não foi criada por ele.

O programa Educa Mais Brasil é uma iniciativa do instituto educar junto com algumas instituições superiores, que se uniram para ofertar bolsas integrais ou parciais para as pessoas que não podem arcar uma mensalidade inteira referente a um curso superior em faculdade paga.

Com o programa Educa Mais Brasil você pode finalizar o seu curso superior pagando apenas a metade do que ele custaria. As bolsas de estudos são oferecidas para Graduação, Pós-Graduação e Ensino Básico.

Também é preciso comprovar a baixa renda e passar por um processo seletivo que democratiza o acesso às bolsas de estudos para aqueles que realmente necessitam de apoio financeiro para estudar.

Quem pode se inscrever no programa?

As vagas para bolsas de estudos vão requerer alguns pré-requisitos básicos, dentre eles o fato de o estudante não possuir condições financeiras de pagar as mensalidades integrais e estar há pelo menos 6 meses sem estudar, no caso da graduação.

O foco do programa é fortalecer o setor educacional do Brasil e a cada ano ele tem se tornado uma grande alternativa para alunos que não podiam sequer sonhar estudar no ensino superior ou em uma escola privada de qualidade.

O Educa Mais Brasil funciona assim: o candidato se inscreve no programa, por meio de formulário no site, de forma totalmente gratuita. Ele recebe a confirmação de aprovação no Programa Educa Mais Brasil, por meio de uma carta de aprovação pelo e-mail, garantindo assim a sua vaga em uma universidade privada, por meio de processo seletivo e tendo já a bolsa garantida.